Ela é conhecida como um alimento promotor de saúde por conter em sua composição proteínas com perfil de aminoácidos equilibrados, ácidos graxos essenciais, vitaminas, minerais, esteróis, antioxidantes e fibras alimentares, especialmente as β-glicanas.
É considerada um alimento funcional, ou seja, quando o alimento possui propriedades benéficas à saúde, além daquelas conferidos pelos nutrientes presentes nos alimentos. Possuem capacidade de reduzir o risco de ocorrência de doenças crônicas degenerativas.
As beta glucanas que são as fibras responsáveis pelas propriedades benéficas, estão presentes no farelo de aveia, cevada e no psyllium. São vários os benefícios atribuídos ao consumo adequado de fibras alimentares, verificados através dos estudos, como por exemplo: diminuição do colesterol; prevenção da constipação; aumento da saciedade; redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares; prevenção e tratamento de diverticuloses e manejo do diabetes tipo 1 .
Uma vez no estômago e no intestino delgado, essas fibras aumentam a viscosidade do bolo alimentar, diminuindo a atividade de certas enzimas digestivas, influenciando diretamente na taxa de digestão e absorção de nutrientes, na redução da glicemia pós prandial e resposta insulínica, na redução do colesterol e regulação do apetite. Além disso, previne constipações, pois elas agem aumentando o volume das fezes, pela captação de água e pela fermentação das fibras aumentando o número de bactérias benéficas para o intestino, normalizando o trânsito intestinal.
A aveia só não deve fazer parte do dia-a-dia das pessoas que possuem alguma intolerância ou sensibilidade ao glúten.
Pode ser usada com iogurte, com frutas, vitaminas, mingaus, bolos, e muito mais.
Dra Laísa Andrade
Nutricionista CRN5-6739